VIDA NA AMERICA

Vantagens e desvantagens de morar em New York

Já pensou em morar em New York?? Conheça os pontos fortes e pontos fracos da cidade!

A maioria das pessoas que visita New York tem vontade de voltar para morar. A cidade é realmente fascinante! E a qualidade de vida proporcionada realmente atrai muita gente, não é atoa que a população da cidade é gigante. As pessoas acham que morar em New York é estar dentro de um filme onde tudo é perfeito, com táxis amarelos disponíveis a um assobio e cafés em copos de viagem… mas não é bem assim. A cidade tem suas vantagens sim, algumas que até sobressaem às desvantagens, mas como nem tudo é perfeito, vamos falar também dos pontos fracos. Conheça as vantagens e desvantagens de morar em New York.

Vantagens

Transporte público

New York é uma cidade muito bem servida pelo transporte público, tanto pelo metrô quanto pelo sistema de ônibus. Para ir para as cidades vizinhas também é possível ir de trem. Isso dá aos moradores muita facilidade com mobilidade e também liberdade! Os moradores de New York não se sentem limitados por não ter um carro, aliás, ter um carro em New York é só dor d cabeça. É ruim para estacionar, perde muito tempo no trânsito… Vale muito mais a pena usar o transporte público que é muito bom e cobre a cidade toda.

Localização de New York em relação ao mundo

New York está bem centralizado em relação ao restante do mundo, com 6 horas você está a Europa, com 8 horas você está em São Paulo, com 6 horas você está na Califórnia. New York não está longe do Canadá, não está longe do México… Por mais que estando em New York você esteja longe do Brasil, você está mais perto do Brasil do que quem está na Califórnia, por exemplo. Então estar em New York é estar bem localizado, para quem gosta de viajar então, é uma maravilha! Os aeroportos de New York tem voos para todos os lugares do mundo. Então a localização de New York é muito boa.

Contato com outras culturas

New York é uma cidade muito cosmopolita, tem pessoas do mundo inteiro no mesmo local, pessoas com o mesmo objetivo que o seu, que foram para New York tentar alguma coisa melhor porque New York é a cidade das oportunidades. E o fato de ter tantas culturas diferentes em um lugar só te possibilita, por exemplo, conhecer culinárias de todos os lugares do mundo.

Segurança

Nenhum lugar do mundo é perfeito, mas New York é sim muito segura. Só o fato de poder andar nas ruas com o celular nas mãos, gravar um vídeo no meio da Times Square, trabalhar com seu notebook em uma cafeteria pela manhã, ler algum livro no seu tablet no metrô ou no Central Park… A sensação de segurança que New York te dá não tem preço, isso é qualidade de vida.

Liberdade

Em New York você pode ser quem você quiser. Pode ser uma patricinha que só veste rosa, ou alguém que só veste preto e anda com uma capa igual a do Drácula, pode sair na rua com qualquer roupa, muito arrumada beirando a perfeição dos padrões ou desleixada, de pijamas, de pantufa… Ninguém vai se importar! Você pode dançar no meio de uma loja, dançar no meio da rua, plantar bananeira e fingir ser um poste, chorar no metrô… Em New York as pessoas não se importam com o que os outros vão pensar. E isso deveria ser uma regra para a vida, a vida é tão curta para pensar no que os outros vão pensar. E New York te proporciona isso!

Desvantagens

Barulho e superlotação – a cidade que nunca dorme

New York é EXTREMAMENTE populosa e é realmente a cidade que nunca dorme. Então tem barulho, não dá para evitar. São buzinas, motores, vizinhos barulhentos, trens e em todos os lugares que você for, tem muita gente. Está tudo sempre lotado, é preciso se programar com antecedência para conseguir reservar seu lugar.

Sem contar os turistas, os turistas estão a passeio e querem obviamente aproveitar a cidade e as atrações turísticas, então eles andam de vagar, param para tirar fotos e isso atrapalha o fluxo da cidade que é sempre muito agitado e rápido, com moradores andando para lá e para cá apressados porque tempo é dinheiro.

Lavanderia

Em New York os apartamentos são muito pequenos e dificilmente você encontra um lugar que tenha lavanderia no prédio e muito mais difícil ainda que tenha lavanderia dentro do apartamento. Quando não tem lavanderia por perto, é preciso sempre estar levando roupa para lavar na lavanderia no bairro, e como tempo é dinheiro, perder tempo lavando roupa é bem chato.

Saudade da família

Morar não só em New York, mas morar fora em geral, é aprender a lidar com perdas de casamentos, aniversários, dia das mães, dia dos pais, aprender a lidar com a falta da companhia da família para fazer algum passeio de costume… É admirável, inclusive, aquelas pessoas que foram morar fora antes da era digital, antes das ligações internacionais por internet e chamadas de vídeo. Porque atualmente, mesmo com a tecnologia, ainda é difícil aguentar a saudade daqueles que deixamos para trás.

As pessoas estão de passagem

Alguns tem facilidade em fazer amigos e fazer amizades pode ser fácil, mas para aqueles que tem dificuldade em fazer amizades fica ainda pior em New York. As pessoas estão sempre preocupadas com o próprio umbigo e aparentemente todos já tem seu círculo de amigos fechado. Além disso, quando você consegue fazer amizades, precisa saber que pode não ser tão duradouro a companhia daquela pessoa, porque a maioria das pessoas estão de passagem, ou por estarem na cidade só para estudar por um tempo, ou por ter acabado o período de permanência no país, ou por precisarem voltar para o Brasil por qualquer motivo… Então amizades em New York é um pouco complicado de conseguir e de permanecer.

Perda da identidade

Outra desvantagem é a perda da identidade e consequentemente ter que começar tudo do zero.  No Brasil, você é filho de fulano, que trabalha na empresa de ciclano, que é vizinho do beltrano e que estudou na escola tal… Quando você vai morar fora, não tem isso. É literalmente começar do zero, fazer tudo de novo. E essa coisa de começar tudo do zero tem obviamente partes boas de você descobrir novas coisas, mas também tem as partes ruins de lidar com burocracias e o fato de que ninguém te conhece.

Barreira do inglês

Por mais que você estude, se esforce, por mais que você esteja sempre em contato com a língua todos os dias, nunca vai ser igual ao português. O sotaque vai sempre te denunciar e terão coisas que você não vai entender! Algumas piadas, gírias ou expressões, porque a maioria não cresceu vivendo essa língua, não é a língua materna e isso vai ser barreira em algum momento, seja procurando um remédio ou indo em algum médico ou quando começar a lidar com alguma área que ainda não lhe é familiar. É preciso sempre estar aprendendo e sempre vai ser mais confortável falar o português.

Inverno muito longo

O inverno tem sim sua parte boa, brincar com bonecos de neve, esquiar na neve e patinar no gelo, mas a parte ruim é que o frio dura muito tempo e muitas vezes não é só diversão. O frio te desanima de sair de casa, te impede de fazer algumas atividades ao ar livre, não é tão fácil ficar na rua. E falando em temperatura, New York é de extremos. Então o inverno é MUITO frio e o verão é MUITO calor.

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo