VIDA NA AMERICA

Regras e manual de etiqueta para viver em New York

Para quem vai visitar New York ou pretende morar na cidade, é preciso saber que existem algumas regras de convivência que precisam ser respeitadas na cidade. São coisas básicas, mas essenciais para melhorar sua estadia em New York. Entender como funciona tanto a cidade quanto a cultura dos americanos pode tornar muito melhor a sua viagem e a sua vida, porque entrando no fluxo da cidade tudo vai funcionar como uma engrenagem. Então conheça essas regras básicas e fique por dentro da vida em New York.

Tips (gorjetas)

No Brasil não é obrigatório pagar aqueles 10% pro garçom, os clientes podem optar por pagar ou não essa taxa. Mas nos EUA não é opcional, é obrigatório! Inclusive é a maior falta de respeito e educação não dar tips aos trabalhadores. Os garçons recebem o salário mínimo (geralmente menor que o salário mínimo do estado) e contam com as gorjetas para completar o seu salário. Essa tip compõe e salário do garçom. Não adianta espernear ou reclamar, é a cultura do país.

Quanto devo pagar de tipsÉ de 15% a 20%. Subtrai a taxa da conta (o imposto) e calcula essa porcentagem em cima do valor restante, que é o que você consumiu.

Vale lembrar que taxistas, carregador de malas e bagagens de hotel, barbeiro, manicure… também é preciso deixar tips. Ou seja, inclua os tips no seu orçamento de viagem para não fazer papelão.

Restaurantes em New York

Hostess: Ao entrar para almoçar ou jantar em um restaurante, terá uma pessoa recepcionando que irá te levar até a mesa disponível de acordo com a quantidade de pessoas que você informar para ela. Essa pessoa que te dirá se tem ou não uma mesa disponível. Não é como no Brasil que a maioria dos restaurantes te deixa livre para escolher a mesa que você quiser.

Reserva: Inclusive, muitos restaurantes exigem que você faça reserva (dá para fazer no site do restaurante). Caso não reserve, você pode ter que esperar até uma hora ou mais para ter uma mesa disponível. Isso não é legal para quem está com fome.

Bate-papo: Outra coisa é que não dá para terminar a refeição e ficar batendo papo na mesa. Quando você termina de comer, se espera que você peça uma sobremesa ou um café e vá embora.

Água: E por fim, se não for água com gás (de garrafinha) você tem direito a água gratuita, a chamada tap water (água da torneira). Então o garçom te pergunta se você quer uma bebida ou somente a tap water. É gratuito e eles repõe quantas vezes você precisar.

Regras nas escadas

Se você for usar o transporte público – metrô, então com certeza irá subir e descer muitas escadas, normais ou rolantes. New York sempre tem um grande fluxo de pessoas indo e voltando muito rápido de todos os lugares, então a regra é: não atrapalhe o fluxo. Caso esteja na escada, sempre desça pelo lado direito e sempre suba pelo lado direito (assim como acontece nas estradas). Se a escada rolante for larga o suficiente para ficar duas pessoas lado a lado e você queira ficar parado, sempre fique do lado direito e deixe o lado esquerdo livre para as pessoas que descem ou sobem a escada.

Regras nas calçadas

Se você está em um grupo na sua viagem, é mais que normal que queiram andar todos juntos nas calçadas. Mas observe sempre se não estão tomando toda a calçada, porque como acontece com as escadas, nas calçadas também tem um grande fluxo de pessoas indo e vindo apressadas e precisamos deixar um espaço para que essas pessoas passem. Então não pare do nada no meio da calçada para olhar o celular ou o mapa, não fique andando bem no meio do fluxo, a não ser que queira escutar vários “excuse me” das pessoas se desviando.

*E voltamos à regra: não atrapalhe o fluxo.

Regras no metrô

New York é uma cidade enorme com uma grande população de pessoas, então o metrô sempre vai estar cheio. Quando for usar o metrô, fique de ladinho na porta e espere todas as pessoas saírem do vagão antes de entrar, depois que todos saírem e a passagem estiver livre, aí você entra e pega seu lugar. Quando o fluxo é muito grande, muitas pessoas até preferem esperar o próximo trem que vem dali 2 minutos. Tem metrô pra todo mundo! Então respeite o fluxo de pessoas, respeite as pessoas que estão saindo do vagão e espere sua vez.

Dica 1: geralmente o primeiro vagão é o mais vazio.

Também é importante lembrar aos homens que não se sentem com as pernas abertas, porque isso impede que mais uma pessoa se sente. Então fiquem ligados nisso!

Dica 2: se tiver vários vagões lotados e um vagão praticamente vazio, desconfie!! Pode ser que nesse vagão o ar-condicionado esteja desligado ou tem alguma coisa lá dentro cheirando muito mal.

Artistas de rua em New York

Em New York tem MUITOS artistas de rua: pessoas tocando instrumentos, pessoas dançando ou cantando outras fazendo coisas bizarras, tudo para chamar atenção e conseguir algum trocado. Então se você for gravar um vídeo de alguém assim ou tirar uma foto para postar nas redes sociais ou mandar para os amigos, dê algum dinheiro à ele porque é isso que ele espera de você. O mesmo vale para todos aqueles personagens que ficam na Times Square.

Educação em New York

As pessoas em New York geralmente são muito educadas e pedem desculpas por tudo! Se alguém cruzar o seu caminho e sem querer atrapalhar sua passagem, ela vai pedir desculpas (novamente, não se atrapalha o fluxo). Se alguém sem querer tocar em você, ela vai pedir desculpas. Saindo de um metrô lotado, vão pedir desculpas ao passar. Então as palavras sorry, excuse me, thank you e please são despejadas aos montes pelas ruas. Mesmo que você não fale inglês, pelo menos essas palavras você precisa aprender para entrar no ritmo da cidade.

  • Sorry – desculpa;
  • Excuse me – com licença;
  • Thank you – obrigado;
  • Please – por favor.

Então use e abuse dessas palavrinhas que também terá boa educação de volta. Sabendo dessas regras básicas de etiqueta, sua convivência com as outras pessoas em New York ficará muito melhor. E fique ligado que no site temos mais dicas sobre New York. Saiba mais nos links abaixo:

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo