Morar em New York – Vantagens, desvantagens e dicas!
Já pensou em morar em New York?? Conheça os pontos fortes e pontos fracos da cidade!

New York, a cidade que nunca dorme, é um dos lugares mais fascinantes do mundo para se morar. Com seus arranha-céus icônicos, diversidade cultural e oportunidades aparentemente infinitas, não é difícil entender por que tantos imigrantes brasileiros sonham em morar em New York. No entanto, morar em New York também pode ter suas desvantagens e desafios.
Neste artigo, exploraremos as vantagens e desvantagens de morar em New York, incluindo uma análise dos melhores bairros para imigrantes. Também abordaremos algumas mentiras comuns que são contadas sobre a cidade e forneceremos um manual de etiqueta e regras para viver em New York. Por fim, falaremos sobre a vida de um brasileiro em New York e como é possível prosperar na cidade que nunca dorme. Se você está pensando em se mudar para New York ou simplesmente quer saber mais sobre esta cidade única, continue lendo.
Lista de Conteúdos
Vantagens e desvantagens de morar em New York
A maioria das pessoas que visita a cidade tem vontade de voltar para morar em New York. NYC é realmente fascinante! E a qualidade de vida proporcionada realmente atrai muita gente, não é atoa que a população da cidade é gigante. As pessoas acham que morar em New York é estar dentro de um filme onde tudo é perfeito, com táxis amarelos disponíveis a um assobio e cafés em copos de viagem… mas não é bem assim.
Morar em New York tem suas vantagens sim, algumas que até sobressaem às desvantagens, mas como nem tudo é perfeito, vamos falar também dos pontos fracos. Conheça as vantagens e desvantagens de morar em New York.
Vantagens

Transporte público
New York é uma cidade muito bem servida pelo transporte público, tanto pelo metrô quanto pelo sistema de ônibus. Para ir para as cidades vizinhas também é possível ir de trem. Isso dá aos moradores muita facilidade com mobilidade e também liberdade! Os moradores de New York não se sentem limitados por não ter um carro, aliás, ter um carro em New York é só dor d cabeça. É ruim para estacionar, perde muito tempo no trânsito… Vale muito mais a pena usar o transporte público que é muito bom e cobre a cidade toda.
Localização de New York em relação ao mundo
New York está bem centralizado em relação ao restante do mundo, com 6 horas você está a Europa, com 8 horas você está em São Paulo, com 6 horas você está na Califórnia. New York não está longe do Canadá, não está longe do México… Por mais que estando em New York você esteja longe do Brasil, você está mais perto do Brasil do que quem está na Califórnia, por exemplo. Então estar em New York é estar bem localizado, para quem gosta de viajar então, é uma maravilha! Os aeroportos de New York tem voos para todos os lugares do mundo. Então a localização de New York é muito boa.
Contato com outras culturas
New York é uma cidade muito cosmopolita, tem pessoas do mundo inteiro no mesmo local, pessoas com o mesmo objetivo que o seu, que foram para New York tentar alguma coisa melhor porque New York é a cidade das oportunidades. E o fato de ter tantas culturas diferentes em um lugar só te possibilita, por exemplo, conhecer culinárias de todos os lugares do mundo.
Segurança
Nenhum lugar do mundo é perfeito, mas New York é sim muito segura. Só o fato de poder andar nas ruas com o celular nas mãos, gravar um vídeo no meio da Times Square, trabalhar com seu notebook em uma cafeteria pela manhã, ler algum livro no seu tablet no metrô ou no Central Park… A sensação de segurança que New York te dá não tem preço, isso é qualidade de vida.
Liberdade
Em New York você pode ser quem você quiser. Pode ser uma patricinha que só veste rosa, ou alguém que só veste preto e anda com uma capa igual a do Drácula, pode sair na rua com qualquer roupa, muito arrumada beirando a perfeição dos padrões ou desleixada, de pijamas, de pantufa… Ninguém vai se importar! Você pode dançar no meio de uma loja, dançar no meio da rua, plantar bananeira e fingir ser um poste, chorar no metrô… Em New York as pessoas não se importam com o que os outros vão pensar.
E isso deveria ser uma regra para a vida, a vida é tão curta para pensar no que os outros vão pensar. E New York te proporciona isso!
Desvantagens

Barulho e superlotação
New York é EXTREMAMENTE populosa e é realmente a cidade que nunca dorme. Então tem barulho, não dá para evitar. São buzinas, motores, vizinhos barulhentos, trens e em todos os lugares que você for, tem muita gente. Está tudo sempre lotado, é preciso se programar com antecedência para conseguir reservar seu lugar.
Sem contar os turistas, os turistas estão a passeio e querem obviamente aproveitar a cidade e as atrações turísticas, então eles andam de vagar, param para tirar fotos e isso atrapalha o fluxo da cidade que é sempre muito agitado e rápido, com moradores andando para lá e para cá apressados porque tempo é dinheiro.
Lavanderia
Em New York os apartamentos são muito pequenos e dificilmente você encontra um lugar que tenha lavanderia no prédio e muito mais difícil ainda que tenha lavanderia dentro do apartamento. Quando não tem lavanderia por perto, é preciso sempre estar levando roupa para lavar na lavanderia no bairro, e como tempo é dinheiro, perder tempo lavando roupa é bem chato.
Saudade da família
Morar em New York, aliás, não só em New York, mas morar fora em geral, é aprender a lidar com perdas de casamentos, aniversários, dia das mães, dia dos pais, aprender a lidar com a falta da companhia da família para fazer algum passeio de costume… É admirável, inclusive, aquelas pessoas que foram morar fora antes da era digital, antes das ligações internacionais por internet e chamadas de vídeo. Porque atualmente, mesmo com a tecnologia, ainda é difícil aguentar a saudade daqueles que deixamos para trás.
As pessoas estão de passagem
Alguns tem facilidade em fazer amigos e fazer amizades pode ser fácil, mas para aqueles que tem dificuldade em fazer amizades fica ainda pior em New York. As pessoas estão sempre preocupadas com o próprio umbigo e aparentemente todos já tem seu círculo de amigos fechado.
Além disso, quando você consegue fazer amizades, precisa saber que pode não ser tão duradouro a companhia daquela pessoa, porque a maioria das pessoas estão de passagem, ou por estarem na cidade só para estudar por um tempo, ou por ter acabado o período de permanência no país, ou por precisarem voltar para o Brasil por qualquer motivo… Então amizades em New York é um pouco complicado de conseguir e de permanecer.
Perda da identidade
Outra desvantagem é a perda da identidade e consequentemente ter que começar tudo do zero. No Brasil, você é filho de fulano, que trabalha na empresa de ciclano, que é vizinho do beltrano e que estudou na escola tal… Quando você vai morar em New York ou morar fora em outro lugar, não tem isso. É literalmente começar do zero, fazer tudo de novo. E essa coisa de começar tudo do zero tem obviamente partes boas de você descobrir novas coisas, mas também tem as partes ruins de lidar com burocracias e o fato de que ninguém te conhece.
Barreira do inglês
Por mais que você estude, se esforce, por mais que você esteja sempre em contato com a língua todos os dias, nunca vai ser igual ao português. O sotaque vai sempre te denunciar e terão coisas que você não vai entender! Algumas piadas, gírias ou expressões, porque a maioria não cresceu vivendo essa língua, não é a língua materna e isso vai ser barreira em algum momento, seja procurando um remédio ou indo em algum médico ou quando começar a lidar com alguma área que ainda não lhe é familiar. É preciso sempre estar aprendendo e sempre vai ser mais confortável falar o português.
Inverno muito longo
O inverno tem sim sua parte boa, brincar com bonecos de neve, esquiar na neve e patinar no gelo, mas a parte ruim é que o frio dura muito tempo e muitas vezes não é só diversão. O frio te desanima de sair de casa, te impede de fazer algumas atividades ao ar livre, não é tão fácil ficar na rua. E falando em temperatura, New York é de extremos. Então o inverno é MUITO frio e o verão é MUITO calor.
Bairros para imigrantes em New York
Já se perguntou qual é o melhor lugar para o imigrante brasileiro começar a vida em New York City? A cidade de New York fica dentro do estado que se chama New York também, como acontece com a cidade São Paulo e o estado de São Paulo. A cidade New York é dividida em cinco boroughs diferentes (distritos): Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx e Staten Island. Dentro de cada distrito desses tem os bairros, aí são infinitos bairros e iremos falar um pouquinho de alguns aqui, aqueles mais conhecidos pelos imigrantes.
Um bairro ideal para o imigrante brasileiro morar em New York seria um bairro com imóveis baratos ou acessíveis, com uma boa localização, que não seja muito longe das coisas e tenha meios de locomoção. E, para nosso coração brasileiro ficar um pouco mais aquecido, que tenha proximidade com a comunidade brasileira.
Algumas pessoas não sabem, mas nos Estados Unidos existem diversas comunidades brasileiras, cidades que por um motivo ou por outro foram sendo mais escolhidas por brasileiros, e por terem brasileiros atraíam outros brasileiros, muitas vezes para não precisar falar tanto o inglês, e assim surgiram as comunidades brasileiras.
Essas cidades ou comunidades possuem tantos brasileiros que vez ou outra se topa com um brasileiro na rua. Alguns comércios são de proprietários brasileiros, outros comércios são específicos de produtos brasileiros, então não precisa do inglês.
Por causa disso, os imigrantes preferem ficar perto dessas comunidades, seja pelos produtos brasileiros que são difíceis de encontrar em outros lugares, seja por conta da língua (já que falar português pela cidade é mais fácil), seja por conta de conhecidos no local… Então levamos isso em consideração ao falar dos bairros para morar em New York como imigrante.
Astoria

O bairro Astoria fica no Queens e é a única comunidade brasileira de New York. Se você gosta de comida brasileira, vai de Astoria. A maioria dos restaurantes brasileiros de New York estão em Astoria.
Esse bairro é muito grande. Tem a parte de Astoria Ditmars, Astoria Boulevard que fica mais pro norte perto do rio, onde fica o Astoria Park. E tem a parte Steinway que é onde fica as avenidas e restaurantes e não fica perto do rio. A parte que fica perto do rio é servida pelo trem N e o W, e a parte do centro (longe da água) é servida pelo R e pelo M. Essa parte do centro é mais barata que a parte perto do rio e também é onde tem mais brasileiros.
Na parte mais cara tem o Astoria Park que torna o lazer de Astoria muito bom, parece que se tem um mini Central Park ali pertinho.
Muito provavelmente, um recém chegado que não fala inglês vai morar em Astoria. Porque a maioria dos brasileiros que alugam quartos ficam em Astoria. Um corretor brasileiro que vai arrumar um apartamento também tem mais contatos de brasileiros em Astoria. Entretanto, Astoria está ficando mais caro por ficar perto de Manhattan, e além disso, os prédios de lá costumam ser meio antigos. Não é como no Brooklyn, por exemplo, que as construções são mais renovadas.
Um ponto positivo de Astoria é que fica perto de Manhattan para ir de trem, tem muito comércio brasileiro também, tem diversão e variedade. Mas é um bairro caro, então só vale a pena ir se encontrar uma oportunidade boa, alguma coisa mais barata. Você não ficará preso na comunidade brasileira, não se escuta só português nas ruas já que tem muito americano morando por lá, mas se você não fala inglês, dá para se virar.
Jackson Heights
Nesse bairro tem chinês, indiano, espano… Tem muito espano! Não são somente americanos ou brasileiros morando ali. Os trens de Jackson Heights cobrem bem o bairro, tem uma boa locomoção e os aluguéis são muito mais baratos do que Astoria. Além disso, é menos burocracia pra alugar já que pode alugar de outro imigrantes. Jackson Heights fica um pouco mais longe de Manhattan do que Astoria, por exemplo, mas não é difícil de chegar usando o transporte público.
Assim como Astoria, para morar em Jackson Heights não precisa tanto do inglês. Sabendo alguma coisa de espanhol já da para se virar. Inclusive, provavelmente você escutará pessoas falando em espanhol o tempo inteiro. Os chineses costumam falar a língua deles, então não é o inglês que vai ajudar.
Isso é bom, mas ao mesmo tempo é ruim, porque morar nesse bairro não te colocará fora da sua zona de conforto para aprender o inglês. O ideal é que sempre foque no aprendizado do inglês, porque com um inglês melhor, as oportunidades de emprego são melhores também.
Já pensou em estudar inglês em New York?
Um ponto negativo de Jackson Heights é para estacionar o carro. Dificilmente se encontra uma vaga logo de cara, é necessário perder alguns minutos procurando um local para estacionar. E também é um bairro um pouco bagunçado, com poluição visual e sonora.
Dicas para alugar um apartamento em Nova York
Não é fácil achar um apartamento em New York. Talvez alguns até digam que New York é uma cidade grande, então a oferta também seria. Sim e não. A oferta é grande mas a procura também é! São MILHÕES de pessoas procurando por um apartamento bom de preço justo, aliás, nem podemos dizer justo porque New York é uma cidade cara. Se você estiver pensando em se mudar para New York ou estiver procurando por um imóvel para trocar de residência em New York, você precisa saber dessas dicas e de como as coisas funcionam. Sabendo disso, você evita muita dor de cabeça e muita frustração.
Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa
Para encontrar um imóvel em New York não tem como evitar pesquisar. Nessa cidade não existe isso de perguntar para um amigo se ele sabe de algum lugar que está para alugar. Em New York é difícil as pessoas conhecerem donos de imóveis e quem conhece, é difícil querer alugar por “baixo dos panos” sem lidar com imobiliária. É necessário sim lidar com imobiliária e com corretor imobiliário. Ou seja, tem que fazer muita pesquisa.
Geralmente as pessoas na hora de procurar um lugar para morar colocam várias exigências na procura como número de quartos, localização, elevador, laundry, porteiro… Mas saiba que quanto mais exigências tiver nessa lista, menores são as chances de encontrar alguma coisa.
E se você encontrar algum apartamento excelente que seja muito bom para ser verdade, é porque provavelmente não é verdadeiramente bom. Antes de fechar negócio em um lugar desses, pesquise! O local pode ter histórico de roubo, assassinato, uso de drogas, pessoas fazendo xixi na escada, fumando nos locais fechados…
Outra coisa, todas as fotos são tiradas para chamar a atenção de quem vai locar. DESCONFIE de fotografias esticadas, do ângulo, de detalhes que não importam. Geralmente essas fotos assim mostram que o imóvel não é tudo aquilo que parece ser.
Quando você entra em contato com um corretor para ver um apartamento, o corretor vai anotar suas necessidades e o que você procura e vai te mostrar as opções que ele tem disponíveis.
Broker Fee
Antes de alugar um apartamento em New York você precisa saber que existe uma coisa chamada broker fee. Broker fee é a comissão que o agente imobiliário recebe por alugar o apartamento. Na maioria das cidades americanas, quem paga isso é o dono do prédio/imóvel. Mas em New York, Boston e algumas cidades da costa oeste quem paga essa conta é o inquilino. A Broker fee pode ser de até 15% do valor anual do contrato. O que é muita grana! Ou pode ser um mês de aluguel, que é mais acessível. Não tem muito como fugir da broker fee.
Quando você busca alguma coisa online, tem como buscar por um lugar que não tenha broker fee. Mas como dito acima, quanto mais coisas você colocar nos seus filtros, mais difícil vai ser de achar.
Uma maneira de fugir da broker fee é procurar por pessoas que querem sair do apartamento antes de finalizar o contrato, assim você assume o restante do contrato e não precisa pagar a taxa da imobiliária.
Decisões rápidas
Você também precisa ter em mente que não dá para ver um apartamento e pensar se vai alugar ou não, deixando para dar a resposta para o corretor no dia seguinte. No dia seguinte, provavelmente, esse apartamento já vai ter sido alugado. Então já deixe a documentação no jeito para não perder um apartamento legal por uma bobeira sua.
Localização do apartamento
Em New York, localização é tudo. Muita gente diz que Manhattan é muito caro, mas isso depende do local de Manhattan. Quanto mais pro sul da ilha você for procurar, mais caro serão os alugueis e menores os apartamentos são. Lá pelos bairros do norte como Harlem, Washington Heights, Inwood que são bem lá no topo, os apartamentos são mais baratos.
Excluindo esses bairros, Upper East Side seria outro lugar mais barato na ilha por causa das estações de metrô. Quanto mais perto um apartamento estiver de uma linha de metrô, mais caro ele vai ser. O Upper West Side, por exemplo, é mais caro que o Upper East Side. Porque no West tem mais metrôs. Tem áreas do Brooklyn, como Williamsburg, por exemplo, que são muito valorizadas.
Quanto mais longe de Manhattan você for, mais barato vai ser seu aluguel. Tem gente por exemplo que prefere morar em New Jersey, que é o estado colado com New York, única coisa que separa é um rio.
Credit Score
O Credit Score é sua reputação como bom pagador, é um número que diz o quão confiável você é para fazer negócios. O Credit Score é construído, você começa com ele lá embaixo e vai trabalhando em cima da construção do crédito até que ele suba o suficiente para as empresas confiarem mais em você.
A maneira mais fácil de construir o crédito é com um cartão de crédito. Você compra as coisas no cartão e paga em dia e o valor total. Quando mais contas você paga em dia, sem atrasar e paga o valor total, mais vai melhorando o seu crédito.
O Credit Score é uma das coisas que eles vão avaliar quando você vai alugar um apartamento. Por isso é tão difícil quando você é um recém chegado e não tem Credit Score, porque é sua reputação em um número.
Exigências e requisitos
Para alugar um apartamento você precisa preencher um formulário (application), vai pagar uma taxa de $50 a $150 dólares por isso, dependendo do lugar que você quer alugar e depois você vai dar várias informações sobre seu emprego, último emprego, quanto você ganha, onde você mora, quanto você tem na conta bancária, seu social security… todo esse tipo de coisa.
Alguns apartamentos exigem que a sua renda anual seja equivalente a 40 vezes o valor do aluguel. E eles podem dizer “não” para você numa boa, porque no dia seguinte terá outra pessoa interessada em alugar o apartamento também e vai atender os requisitos que eles querem.
Caso você se encaixe nos requisitos, eles podem pedir um depósito de segurança no valor do aluguel (como o caução do Brasil) que quando terminar o contrato você pega de volta. Caso você não se encaixe e não tenha crédito, eles podem pedir um ano de aluguel adiantado. Por isso, ao se mudar para New York, é importante ter uma boa reserva financeira.
E quem não tem social security?
Se você for um estudante, ou não tem social security, ou não tem como comprovar renda, etc… Aí você pode apelar para um fiador, nos EUA eles se chamam “guarantor” (mas não são todos os prédios e apartamentos que aceitam guarantor). Essa pessoa vai comprovar todas as exigências para você. Então se você não pagar seu aluguel, essa pessoa pagará para você. Mas no Brasil já é bem difícil encontrar um fiador, imagina nos EUA, ainda mais para um recém chegado. Essa pessoa precisa ser americana e as vezes eles pedem que essa pessoa more em NY, ou CT ou NJ (na região ali).
Diminua suas exigências
Você tem que aprender a abaixar suas expectativas ao procurar um apartamento em New York. Geralmente as pessoas tem um orçamento limitado e procuram por um lar, um apartamento com um número ideal de quartos, com lavanderia, elevador, na região tal por até tanto. Talvez você não encontre, sempre alguma exigência fica de fora. Você acha um apartamento na localização que quer, mas ele não tem o número de quartos desejados. Outra hora você encontra o número de quartos na localização perfeita, mas não tem lavanderia. Então você sempre tem que abrir mão de alguma coisa.
Abaixe suas expectativas, isso ajuda você a não ficar tão frustrado, porque o processo pode ser sim muito frustrante. Ou seja, se você encontrar AQUELE apartamento dos sonhos que cumpre com todas as suas exigências, pesquise o histórico do local bem rápido e não deixe escapar. Porque provavelmente outra pessoa também já deve tê-lo visto. Boa sorte!
Mentiras que te contam sobre New York

Você já pensou que aquela New York que vemos na TV, não é a verdadeira New York? Também já parou para pensar que as pessoas deduzem várias coisas sobre a cidade e nem sempre essas deduções estão corretas? Aí o boato corre de boca em boca e as pessoas acabam afirmando alguma mentira, pensando ser verdade. New York aparece em vários filmes e na maioria deles a cidade é perfeita, mas não é bem assim.
A cidade é maravilhosa sim, mas como tudo nesse mundo, a cidade tem suas qualidades e defeitos. A neve não é constante, nem tudo é moderno, o metrô não é tão limpinho e não existe só Manhattan! Além disso, muitos defeitos que atribuem a New York também não são justos, como dizer que ninguém come saudável em New York ou que não existem supermercados na cidade. Mas vamos desmentir tudo isso! Confira agora 6 mentiras que te contaram sobre New York:
Mentira 1: neva muito em New York!
Na maioria dos filmes que se passa no inverno em New York, é aquele Natal lindo todo branquinho nevando sem parar. Mas a verdade é: ir para New York no inverno, não significa necessariamente que você encontrará neve. A neve em New York são episódios isolados, neva em um dia, depois vai nevar dali duas semanas ou mês.
Então é muito importante que todos os turistas saibam, não planeje uma viagem para New York no inverno com a esperança e expectativa de que vai fazer anjinhos na neve todos os dias, talvez em nenhum dia dê para fazer, dependendo da sorte.
O que provoca a neve?
As pessoas costumam associar muito as temperaturas negativas com a neve, então como em New York pode fazer -3, -5, -10 graus, automaticamente pensamos na neve. Mas a neve acontece quando a temperatura está próximo a zero com condições muito específicas, as nuvens de chuva precisam estar em uma região alta da atmosfera onde a temperatura está abaixo de zero, ou seja, a neve acontece em condições de intenso frio e umidade.
Se o seu sonho é ver neve, talvez New York não seja o melhor lugar para realizar esse sonho, você pode optar por outros lugares como o Canadá, lá sim tem muita neve!
Frio ensolarado
Outro ponto importante de falar sobre o inverno em New York, é que os dias são frios, mas não são dias cinzentos, daqueles que dá tristeza só de olhar. Pode fazer muito frio com temperaturas negativas e o céu estar azul e ensolarado.
Mentira 2: todo mundo em New York fala espanhol!
Os turistas muitas vezes ficam com receio de viajar por conta da língua, por não saber inglês. Então ao pedirem informações para outras pessoas, sempre tem alguém que vai dizer que em New York todo mundo fala espanhol. Isso é mentira! Lojas, restaurantes e pontos turísticos, não visite esses lugares esperando que alguém fale espanhol porque você pode se decepcionar.
Tem sim pessoas que falam outras línguas, tem gente que fala espanhol, tem gente que fala italiano, tem gente que fala francês, japonês, chinês, tem de tudo! Mas nem todo mundo fala espanhol, assim como nem todo mundo fala elas línguas mencionadas.
E é importante frisar! As pessoas se sentem mais tranquilas com quem fala espanhol do que com quem fala inglês, e isso é outro equívoco! O espanhol tem muita similaridade com o português, entretanto, há palavras nas duas línguas que são extremamente parecidas, mas que tem significados totalmente diferentes.
O inglês, por mais diferente que seja do português, ainda é mais fácil de entender para quem não fala nenhuma das duas línguas, porque o inglês está muito infiltrado na cultura brasileira. Séries e filmes que não são dublados, assistimos legendados e com a língua falada pelos atores em inglês, dificilmente será em espanhol. Na internet também tem muita coisa em inglês que absorvemos todo dia sem nem se dar conta disso.
Então vamos perder esse medo do inglês, saber que nem todo mundo fala espanhol e viajar sim! Porque os tradutores estão aí para isso! Use e abuse da internet e se desejar, comece um curso de inglês!
Mentira 3: comprar na Macy’s é barato!
A Macy’s é uma loja de departamentos super famosa, não só em New York, mas nos Estados Unidos inteiro! O que não podemos confundir é uma loja de departamentos com uma loja de descontos e a Macy’s não é uma loja de descontos! Tem sim promoções e pode ser que você encontre alguma coisa mais barata na Macy’s do que no Brasil, mas ela não é uma loja onde você vai ter muitos e muitos descontos.
Lembrando que se o seu intuito é economizar em New York, já fizemos um artigo aqui mostrando como economizar na sua viagem.
Mentira 4: em New York só se come pizza e fast foods!
Já desmentimos isso nesse artigo: Mentiras que te contam sobre os Estados Unidos. Mas é importante mencionar novamente essa mentira nesse post sobre New York, porque New York é ainda mais taxada com essa mentira por ser conhecida como uma cidade onde ninguém tem tempo de nada e a única opção é viver de pizza, hambúrguer e cachorro quente na rua.
Em New York tem restaurantes com TODOS os tipos de comida! Você só ficará preso a fast food se quiser, então, SE QUISER você pode experimentar essas nossas dicas de fast food. E não pense que comida de rua é mais barata do que comer em restaurante, também já falamos sobre restaurantes onde você pode comer super bem e pagar muito pouco, veja mais sobre eles aqui: Saiba onde comer bem e gastar pouco em New York.
Então se planeje! Não se prenda a pizza e cachorro quente, pesquise mais sobre os restaurantes bons de New York e não volte para casa dizendo que comeu mal nessa cidade maravilhosa, sede de restaurantes e chefs renomados, por favor!
Mentira 5: em New York não faz calor!
Essa é uma mentira deslavada! O verão em New York pode ser tão rigoroso quanto o inverno! A cidade fica MUITO quente, sol escaldante e o metrô fica aquele bafo quente. Mas, em compensação, a quantidade de dias insuportavelmente quentes são menores do que os dias insuportavelmente frios.
Vale lembrar que em New York as estações são muito bem definidas, no inverno é muito frio, no verão é muito calor, na primavera enche de flores e no outono as folhas caem. New York é uma cidade diferente a cada estação! Então pesquise bem os pontos turísticos que você quer visitar e analise se naquela estação, aquele ponto turístico será legal. Falamos sobre isso em outro post, dá uma olhadinha: Qual é a melhor época para viajar para New York?
Mentira 6: não existem supermercados na cidade!
Para muitas pessoas, a referência de supermercado nos Estados Unidos é Walmart e Target e não existe Walmart na cidade de New York. Então quando as pessoas visitam New York e não encontram o Walmart, logo pensam que não tem supermercado na cidade. Tem sim! Tem um monte! Só não é o Walmart.
Então quando você vê lá de longe a logo do Walmart, você já sabe que ali tem um supermercado. Mas como as redes de supermercado de New York são diferentes, as pessoas olham e não sabem que é um supermercado e passam reto. Então tem sim supermercado em New York, tem vários de várias redes!
Regras e manual de etiqueta para viver em New York

Para quem vai visitar New York ou pretende morar na cidade, é preciso saber que existem algumas regras de convivência que precisam ser respeitadas na cidade. São coisas básicas, mas essenciais para melhorar sua estadia em New York. Entender como funciona tanto a cidade quanto a cultura dos americanos pode tornar muito melhor a sua viagem e a sua vida, porque entrando no fluxo da cidade tudo vai funcionar como uma engrenagem. Então conheça essas regras básicas e fique por dentro da vida em New York.
Tips (gorjetas)
No Brasil não é obrigatório pagar aqueles 10% pro garçom, os clientes podem optar por pagar ou não essa taxa. Mas nos EUA não é opcional, é obrigatório! Inclusive é a maior falta de respeito e educação não dar tips aos trabalhadores. Os garçons recebem o salário mínimo (geralmente menor que o salário mínimo do estado) e contam com as gorjetas para completar o seu salário. Essa tip compõe e salário do garçom. Não adianta espernear ou reclamar, é a cultura do país. Se for morar em New York, reserve a porcentagem dos tips.
Quanto devo pagar de tips? É de 15% a 20%. Subtrai a taxa da conta (o imposto) e calcula essa porcentagem em cima do valor restante, que é o que você consumiu.
Vale lembrar que taxistas, carregador de malas e bagagens de hotel, barbeiro, manicure… também é preciso deixar tips. Ou seja, inclua os tips no seu orçamento de viagem para não fazer papelão.
Restaurantes em New York
Hostess: Ao entrar para almoçar ou jantar em um restaurante, terá uma pessoa recepcionando que irá te levar até a mesa disponível de acordo com a quantidade de pessoas que você informar para ela. Essa pessoa que te dirá se tem ou não uma mesa disponível. Não é como no Brasil que a maioria dos restaurantes te deixa livre para escolher a mesa que você quiser.
Reserva: Inclusive, muitos restaurantes exigem que você faça reserva (dá para fazer no site do restaurante). Caso não reserve, você pode ter que esperar até uma hora ou mais para ter uma mesa disponível. Isso não é legal para quem está com fome.
Bate-papo: Outra coisa é que não dá para terminar a refeição e ficar batendo papo na mesa. Quando você termina de comer, se espera que você peça uma sobremesa ou um café e vá embora.
Água: E por fim, se não for água com gás (de garrafinha) você tem direito a água gratuita, a chamada tap water (água da torneira). Então o garçom te pergunta se você quer uma bebida ou somente a tap water. É gratuito e eles repõe quantas vezes você precisar.
Regras nas escadas
Se você morar em New York ou só estiver a passeio e for usar o transporte público – metrô, então com certeza irá subir e descer muitas escadas, normais ou rolantes. New York sempre tem um grande fluxo de pessoas indo e voltando muito rápido de todos os lugares, então a regra é: não atrapalhe o fluxo.
Caso esteja na escada, sempre desça pelo lado direito e sempre suba pelo lado direito (assim como acontece nas estradas). Se a escada rolante for larga o suficiente para ficar duas pessoas lado a lado e você queira ficar parado, sempre fique do lado direito e deixe o lado esquerdo livre para as pessoas que descem ou sobem a escada.
Regras nas calçadas
Se você está em um grupo na sua viagem, é mais que normal que queiram andar todos juntos nas calçadas. Mas observe sempre se não estão tomando toda a calçada, porque como acontece com as escadas, nas calçadas também tem um grande fluxo de pessoas indo e vindo apressadas e precisamos deixar um espaço para que essas pessoas passem. Então não pare do nada no meio da calçada para olhar o celular ou o mapa, não fique andando bem no meio do fluxo, a não ser que queira escutar vários “excuse me” das pessoas se desviando.
*E voltamos à regra: não atrapalhe o fluxo.
Regras no metrô
New York é uma cidade enorme com uma grande população de pessoas, então o metrô sempre vai estar cheio. Quando for usar o metrô, fique de ladinho na porta e espere todas as pessoas saírem do vagão antes de entrar, depois que todos saírem e a passagem estiver livre, aí você entra e pega seu lugar.
Quando o fluxo é muito grande, muitas pessoas até preferem esperar o próximo trem que vem dali 2 minutos. Tem metrô pra todo mundo! Então respeite o fluxo de pessoas, respeite as pessoas que estão saindo do vagão e espere sua vez.
Dica 1: geralmente o primeiro vagão é o mais vazio.
Também é importante lembrar aos homens que não se sentem com as pernas abertas, porque isso impede que mais uma pessoa se sente. Então fiquem ligados nisso!
Dica 2: se tiver vários vagões lotados e um vagão praticamente vazio, desconfie!! Pode ser que nesse vagão o ar-condicionado esteja desligado ou tem alguma coisa lá dentro cheirando muito mal.
Artistas de rua em New York
Em New York tem MUITOS artistas de rua: pessoas tocando instrumentos, pessoas dançando ou cantando outras fazendo coisas bizarras, tudo para chamar atenção e conseguir algum trocado. Então se você for gravar um vídeo de alguém assim ou tirar uma foto para postar nas redes sociais ou mandar para os amigos, dê algum dinheiro à ele porque é isso que ele espera de você. O mesmo vale para todos aqueles personagens que ficam na Times Square.
Educação em New York
As pessoas em New York geralmente são muito educadas e pedem desculpas por tudo! Se alguém cruzar o seu caminho e sem querer atrapalhar sua passagem, ela vai pedir desculpas (novamente, não se atrapalha o fluxo). Se alguém sem querer tocar em você, ela vai pedir desculpas. Saindo de um metrô lotado, vão pedir desculpas ao passar. Então as palavras sorry, excuse me, thank you e please são despejadas aos montes pelas ruas. Mesmo que você não fale inglês, pelo menos essas palavras você precisa aprender para entrar no ritmo da cidade.
- Sorry – desculpa;
- Excuse me – com licença;
- Thank you – obrigado;
- Please – por favor.
Então use e abuse dessas palavrinhas que também terá boa educação de volta. Sabendo dessas regras básicas de etiqueta, sua convivência com as outras pessoas em New York ficará muito melhor.
Como é a vida de um brasileiro em New York
Que a vida em outro país é diferente tanto no idioma quanto na cultura todos nós já sabíamos, né? Mas falando especialmente de New York, já parou para pensar em você bem adaptado a cultura nova-iorquina, trocando o português pelo inglês, se vestindo à sua maneira e esperando seu US$0.01 centavo de troco ao comprar uma bala?
A vida em New York é um pouco paralela ao restante do mundo, a cidade está sempre inovando, sempre com alguma coisa para fazer, tem suas peculiaridades que falaremos mais adiante e não tem como um brasileiro morar em New York e não pegar um pouquinho de alguma coisa para si.
Nesse artigo iremos falar um pouco sobre a cultura dos nova-iorquinos e o que acontece com a maioria dos brasileiros que vão morar nessa cidade. Conheça o que é estranho de início e depois passa a ser normal, os costumes, os hábitos, o ritmo de vida e saiba que uma vida inteira em New York não é o suficiente para usufruir de tudo o que a cidade tem para te oferecer.
Mistura de idiomas
Os brasileiros que se mudam para o exterior acabam misturando o português com o inglês na hora de se comunicar. No começo isso pode até parecer estranho para um recém chegado, ouvir alguém falando um pouco em inglês e um pouco em português na mesma frase. Mas isso acontece frequentemente e é totalmente normal!
Não é que a pessoa está mostrando que sabe falar em inglês ou tentando se passar por um nativo da cidade que não consegue mais se lembrar das suas raízes, é que o inglês acaba não sendo decorado e começa a fazer parte da sua língua também.
Muitas vezes as pessoas não se lembram mesmo do termo em português e outras vezes as palavras em inglês parecem mais adequadas para expressar o que se quer dizer (como whatever – tanto faz, schedule – horário/agenda, amazing – incrível, freaking out – pirando, partime – meio-período, fulltime – tempo-integral…).
Falar com as duas línguas é normal! Porque quando você está conversando as palavras podem não vir à cabeça na hora e você usa o que veio primeiro para se comunicar e se expressar. Entretanto, na hora de escrever há tempo para pensar Principalmente quando é algo formal ou importante! Então não é legal misturar os idiomas na escrita. Evite que seu cérebro se acostume com isso!
Ritmo frenético de New York
New York é mesmo como mostra os filmes! Uma pessoa de casaco com um copo de café na mão apressada pelas ruas para chamar um táxi é a imagem da vida em New York. As pessoas correm para lá e para cá, corre para atravessar o sinal, correndo para não perder o trem, dizendo “excuse me” querendo passar na sua frente. Depois de um tempo morando em New York, você acaba se contagiando por esse ritmo e corre para pegar o metrô mesmo que você não esteja com pressa e venha outro trem 2 minutos depois daquele.
Inclusive, a maioria dos moradores de New York acaba não tendo paciência com a Times Square. Porque o ritmo da cidade é apressado e na Times Square existem muitos turistas querendo aproveitar a atração turística, que é essa avenida, e tem muitos personagens querendo tirar fotos.
O exótico é normal
New York é um lugar onde você pode ser diferente! Pode usar aquela roupa super ousada, pode usar aquele penteado diferente com uma cor diferente ou agir de uma maneira completamente esquisita que ninguém vai se importar! As pessoas não julgam e depois de um tempo morando na cidade, você acaba se acostumando com o maluco e com o exótico e acha normal, passa a ignorar e não julgar também.
Bonecas Barbie enroladas no cabelo, todos os pelos do corpo e cabelo pintados de colorido, um marmanjo de 30 anos vestido de bebê sugando uma mamadeira, um vestido feito de bexigas, alguém com uma fantasia típica de carnaval brasileiro no meio da rua… É possível ver de TUDO nas ruas da cidade, as pessoas podem ser o que elas quiserem. E isso é incrível! Em New York você pode ser você sem medo de opinião alheia.
Cantar na rua, fazer palhaçada, beijar seu parceiro ou parceira (tanto faz sua sexualidade), vestir o que quiser, fantasiar seu cachorro, levar seu gato para andar de patins… Pode até existir algum julgamento de alguém, mas vai ser interno. Porque não existe aquele olhar de espanto e de reprovação. Em New York cada um vive sua vida e todos respeitam o espaço um do outro. Respeitando as leis, vale tudo.
Uma vida inteira em New York não é o suficiente
Uma vida inteira em New York não é o suficiente para experimentar tudo o que a cidade tem para oferecer. Nessa cidade tem todos os tipos de restaurantes do mundo, chinês, japonês, italiano, tailandês, francês, brasileiro… Tem curso de todo quanto é tipo, qualquer coisa que você queira estudar certamente encontrará em New York, tem vários museus diferentes… e tudo está sempre de renovando, a cidade está sempre se reinventando e está sempre acontecendo alguma coisa!
Você pode sair de casa para visitar uma loja, por exemplo, e se deparar com uma parada de sereias na rua. Um turista por exemplo, pode pensar “como eu vou embora se ainda tem tanta coisa para ver na cidade?”, mas mesmo que esse turista more na cidade e passe a vida inteira passeando não será o suficiente para conhecer tudo.
Hábitos nova-iorquinos

Troco correto
Os brasileiros estranham o fato de em New York as pessoas darem o troco das compras corretamente. Se a sua compra foi US$2.98 então terá US$0.02 centavos de troco. Nós brasileiros acabamos nos acostumando com os arredondamentos dos centavos ou receber os centavos em balinhas. Em New York não tem isso! É centavos, mas é seu! Você irá receber cada centavo de volta pela sua compra.
Alertas de catástrofes
Em New York também acontece deles alertarem sempre a população sobre catástrofes climáticas como nevasca ou temperaturas muito baixas. Eles fazem alardes muito grandes e chega a ser chato o sensacionalismo deles em cima das notícias sobre o clima. Mas se for para pecar em alguma coisa, que seja por alardear demais e não de menos, não é? Assim as pessoas ficam com medo e seguem as instruções das autoridades. Com a população bem informada é possível prevenir acidentes e prejuízos.
Horários
Os brasileiros também costumam ter o hábito de se atrasar em compromissos. Um show que era para começar as 22:00 começa as 22:45, ou um desfile que era para começar as 18:00 começa as 18:15 e no Brasil isso é normal! Acontece tanto que acaba passando despercebido.
Em New York o evento começa exatamente na hora que foi marcada para começar. Espetáculos da Broadway são extremamente pontuais! Uma reserva em um restaurante só te espera por no máximo 5 minutinhos ou você perde a reserva. Os horários são sempre seguidos a risca e o brasileiro precisa se acostumar com isso, porque eles levam muito a sério.
Vida saudável
Um hábito bem exclusivo dos nova-iorquinos é a vida saudável. Os Estados Unidos tem fama e dados alarmantes de obesidade, tem fama de fast-foods, refrigerantes, gordura, açúcar… Mas especialmente em New York, é muito comum ver pessoas praticando exercícios físicos e procurando comer bem. Até no frio é comum encontrar pessoas na área externa se exercitando.
Tem muitos restaurantes de comidas saudáveis em New York, de salada, de comida orgânica… e eles realmente procuram evitar fast-foods e manter uma vida saudável.
Elogios de estranhos
Em New York é MUITO comum receber elogios de estranhos. Elogiam seu cabelo, sua roupa, seu acessório… No Brasil é difícil ver um estranho te elogiando na rua, é mais comum receber elogios de conhecidos. Mas em New York é extremamente comum as pessoas se elogiarem, elas elogiam e saem.
Educação
Estamos acostumados a ver nos filmes alguém apressado em New York correndo para pegar o táxi esbarrando em alguém e dizendo “Sorry!”. Os moradores de New York realmente dizem muito sorry.
Mas não é só isso, eles não economizam no desculpe, com licença, obrigado. Isso mostra que nos importamos com o outro, porque estamos em um mundo onde compartilhamos várias coisas principalmente em espaços públicos e ninguém é melhor que ninguém. E isso fica muito claro em New York porque as pessoas são muito educadas e deixam isso claro na convivência do dia a dia.
Leitura
É impossível entrar no metrô e não ver pelo menos uma pessoa lendo um jornal, uma revista ou um livro. Os moradores de New York leem MUITO! Seja no parque, seja no metrô… sempre aproveitam um tempinho livre ou um espaço entre uma tarefa e outra para ler. As pessoas passam muito tempo no transporte público em New York, porque é mais viável usar o maravilhoso metrô do que ter um carro e enfrentar trânsito. Então é muito comum encontrar pessoas aproveitando o tempo no metrô para ler.
Há inspiração todos os dias
Mesmo que você se acostume com o ritmo de New York e crie uma rotina na cidade, não tem jeito, sempre terá um dia que você irá se encantar e se inspirar com alguma coisa. Seja com o Empire State iluminado, ou o One World Trade Center, ou alguma figura no metrô, ou um grupo que entra cantando no trem ou até olhar um táxi amarelo na rua típico com filmes e se dar conta de que está em New York que é uma cidade incrível.
Conclusão
Morar em New York pode ser um sonho para muitos, mas também pode ser uma experiência desafiadora e emocionante. Com seus arranha-céus icônicos, uma cena cultural vibrante e uma diversidade cultural sem igual, não é difícil entender por que a cidade é tão atraente. No entanto, o alto custo de vida, a competição acirrada e o ritmo acelerado da cidade também podem tornar a vida em New York um desafio.
Se você está considerando morar em New York, é importante estar preparado para os altos e baixos da vida na cidade. Desde encontrar um lugar para morar até aprender a navegar pelo transporte público e fazer amigos em uma cidade tão grande, há muito a considerar.
Mas, para aqueles que estão dispostos a enfrentar os desafios, morar em New York pode ser uma experiência inesquecível. Você pode desfrutar de uma cena gastronômica mundialmente famosa, ver shows de Broadway, visitar museus renomados e conhecer pessoas de todo o mundo.
Então, se você está pensando em morar em New York, esteja preparado para trabalhar duro e aproveitar as oportunidades que a cidade oferece. Morar em New York pode ser uma experiência desafiadora, mas também pode ser incrivelmente recompensadora. Afinal, não há lugar no mundo como New York.
Perguntas frequentes
Qual é o custo de vida em Nova York?
O custo de vida em Nova York é alto, especialmente em áreas mais populares, como Manhattan. O aluguel é uma das maiores despesas e pode variar bastante dependendo do bairro. Além disso, a alimentação e os serviços são geralmente mais caros do que em outras cidades dos Estados Unidos. Saiba mais detalhes sobre o Custo de Vida em New York clicando aqui.
É necessário um carro para viver em Nova York?
Não necessariamente. Muitos nova-iorquinos não possuem um carro, pois o transporte público é amplamente disponível e conveniente. Além disso, as ruas podem ser bastante movimentadas e estacionar pode ser uma tarefa difícil e cara.
Como é o sistema de transporte público em Nova York?
O sistema de transporte público em Nova York é amplo e conveniente, com opções de metrô, ônibus e trens suburbanos. Embora possa ser lotado em horários de pico, é uma forma eficiente e acessível de se locomover na cidade. Se quiser saber mais detalhes sobre o Metrô de New York, é só clicar aqui.
Qual é a melhor maneira de encontrar moradia em Nova York?
Existem muitas opções de moradia em Nova York, desde apartamentos de luxo até apartamentos compartilhados e casas menores. Sites como Zillow e StreetEasy podem ser úteis para encontrar apartamentos disponíveis, mas também é recomendável trabalhar com um corretor imobiliário confiável. Para saber mais detalhes e dicas de como encontrar moradia em New York, clique aqui.
Quais são as melhores maneiras de conhecer pessoas em Nova York?
Há muitas maneiras de conhecer pessoas em Nova York, desde frequentar eventos e grupos de interesse até participar de atividades como aulas de ginástica e esportes em equipe. A cidade também possui muitas organizações sem fins lucrativos e grupos comunitários que podem ser úteis para fazer novas amizades.