VIDA NA AMERICA

Mentiras que te contam sobre morar nos Estados Unidos

Você já parou para pensar que nem tudo o que as pessoas falam sobre os EUA é verdade? Acontece de muitas pessoas falarem o que veem nos filmes, por exemplo, que todos os americanos são ricos, que um mendigo nos EUA vive melhor que os brasileiros, isso é mentira. Existe muita pobreza também nos EUA, assim como também existem muitos imigrantes passando por dificuldades financeiras. Vários youtubers prometem que o trabalho nos EUA é como colher dinheiro em árvores, mas pessoas que juntam muito dinheiro em pouco tempo nos Estados Unidos, geralmente compartilham um quarto com 5 pessoas e só vivem com o básico para sobreviver.

Outra coisa que também acontece, é que turistas, AuPairs ou intercambistas que passam muito pouco tempo nos EUA, ou vivem com famílias ricas americanas ou não se preocupam em conhecer de verdade o país, podem ter uma má impressão por falta de conhecimento. Os Estados Unidos é sim um país maravilhoso! Não se engane com as mentiras que te contam. Quer saber quais são elas? Então veja:

Mentira: Não tem saúde pública

Estamos acostumados com o SUS do Brasil onde todos que chegam são atendidos, e muitas vezes ouvimos falar que nos EUA não existe saúde pública assim. Mas existe! Em Massachusetts tem o Masshealth, mas não é somente em Massachusetts que existe plano de saúde público, todos os lugares tem, o Masshealth só é o mais conhecido por ser menos burocrático de aplicar.

Nos Estados Unidos quem quiser usar um plano de saúde do governo tem que comprovar que realmente não tem condições de pagar. Então eles vão checar e te conceder o plano, independente de onde você more nos EUA. Mas tem que morar nos EUA, não adianta chegar como turista e querer usar saúde do governo, isso só acontece no Brasil.

Mentira: Deportação se for parado no trânsito

A imigração só vai deportar um imigrante se ele cometer algum crime nos EUA. Eles não batem na porta da sua casa, não deportam por estar dirigindo sem carteira, não tem blitz com ICE. Para ser deportado tem que fazer muita coisa errada. Além disso, polícia é diferente de imigração. Um acidente de trânsito, por exemplo, quem se envolve é a polícia, não a imigração. A deportação não é assim puxando imigrante de rastelo. Mas que a deportação não seja tão severa, o mais indicado é agir de acordo com o seu visto pra não tem qualquer problema.

Mentira: Só tem hambúrguer e cachorro quente

Não né. Esse boato fica por aí porque a vida nos Estados Unidos é mais corrida do que a vida no Brasil. Nos EUA não tem um almoço de uma ou duas horas como é no Brasil, os americanos (e imigrantes também) preferem comidas rápidas, que possam comer logo e voltar aos seus afazeres. Dessa forma, os fast foods costumam ficar mais na boca do povo, mas para quem tem tempo e paciência para cozinhar, é a mesma coisa que no Brasil. Os mercados estão repletos de frutas, verduras, legumes, muita comida brasileira… Tem até mercado inteiro de brasileiro, que só vende coisa da cultura brasileira. Então é só cozinhar e ser feliz.

E falando nisso, tem outro boato que diz que comer saudável nos EUA é caro, que fruta e legume é caro. É outra mentira. Existe aqueles mercadinhos pequenos de vila e existem os grandes mercados, nos grandes mercados as coisas são sempre mais baratas. Assim como acontece no Brasil também! Comer saudável nos EUA não é caro, só precisa ir aos lugares certos. Muita gente comenta sobre isso porque vai aos EUA a passeio e só vai em mercado de lugar turístico, quer comprar uma banana lá na Times Square. É obvio que vai ser mais caro, já que tem turista lá que paga caro por qualquer produto. Mas para quem mora nos EUA, para quem conhece os mercados ideias (onde todo mundo compra) não fica caro de jeito nenhum. Comparado ao Brasil, você praticamente compra as coisas de graça.

E falando em comprar de graça, existe isso também! Falamos sobre isso no Como Economizar Dinheiro nos EUA Usando Cupons, tem combinação de cupom que te permite até levar um item de graça. Quando se aprende os macetes e se acostuma com a cultura, com os hábitos e com a sua localização, vizinhança e região, com certeza irá encontrar tudo MUITO barato.

Mentira: nos EUA só se usam sacolas de papel nos mercados

Usam sacolas plásticas sim! Geralmente aquelas sacolas de papel são para compras de coisas orgânicas, mas os grandes mercados têm sacolas plásticas. Além de usarem as sacolas plásticas para as compras, ainda compram sacos de lixo para armazenar os lixos de casa. No Brasil, costumamos reutilizar as sacolinhas do mercado.

Mentira: Ter um filho nos EUA dá Cidadania Americana pra família

Bebês que nascem nos Estados Unidos são cidadãos americanos. Eles sim, a família não. O que pode acontecer é que quando essa criança cresce e completa 21 anos, a pessoa pode requerer o green card, não a cidadania americana.

Conheça os direitos da criança que nasce nos EUA.

Quer saber mais sobre os EUA?

Temos MUITA informação sobre os EUA, como trabalhar legalmente no país, como tirar os vistos, como tirar documentos essenciais, lugares para passear em diversas regiões como Massachusetts, Flórida, Connecticut, New York, New Jersey, Philadelphia e Califórnia. Conheça mais sobre nossos sites!

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo