VIDA NA AMÉRICA

Como Tirar a Driver License em Nova York

Passo a passo para tirar a Driver License em New York

Se você pensa em alugar um carro durante a sua viagem, ou se você é um recente morador de New York e ainda tem dúvidas se pode ou não dirigir na cidade, saiba que antes de se preocupar com o veículo, você deve primeiro ter uma Driver License em Nova York, para não infringir as regras e dirigir com tranquilidade no país. No estado de New York, assim como em todo o resto do país, o turista pode dirigir com a carteira internacional, que é válida por 180 dias ou pelo tempo que lhe foi concedido estar no país, porém, se você mora nos EUA, precisará solicitar uma Driver License americana para continuar dirigindo após esse prazo.

As pessoas que dirigem nos EUA precisam ter uma  Driver License válida (a CNH, no caso dos brasileiros). Alguns estados americanos exigem que cidadãos estrangeiros tenham uma Permissão Internacional para Dirigir (IDP). Além da licença válida do próprio país. Por isso é necessário conhecer e obedecer às leis do estado em que você deseja dirigir. Como os preços e documentação variam de estado para estado, é necessário consultar o site do DMV – Departament of Motor Vehicules do estado em que você vive para saber o que precisará apresentar para tirar a sua Driver License americana. No caso de Nova York, a Driver License comum (carro de passeio) está custando US$ 65.00.

Em dezembro de 2019 passou a valer a lei Green Light Law, que permite que todos os imigrantes (legais ou indocumentados, independente do status imigratório) possam tirar a Driver License em Nova York. Porém, essa lei só vale para Driver License comum, não serve para CDL que é comercial. Portanto, todos que têm 16 anos ou mais podem tirar a Driver License.

Passo a Passo para tirar Driver License em Nova York

Cada estado tem a sua lei, portando, segue abaixo as instruções apenas sobre a Driver License do Estado de Nova York:

1º) Reunir os Documentos

Para fazer a aplicação, é necessário reunir alguns documentos. Você precisa fazer 6 pontos, em documentos, para poder iniciar o processo. Cada documento vale alguns pontos. São eles:

  • Bank Statement (Extrato Bancário) ou Cartão de Debito (dos EUA) no seu nome – 1 ponto. *Se forem do mesmo banco o extrato e o cartão, mesmo os dois juntos irão valer 1 ponto. Se forem de bancos diferentes, valerão 1 ponto cada um;
  • Comprovante de Residência, pode ser conta de telefone, gás, luz, internet ou cable – 1 ponto;
  • Cartão de Crédito ou Cartão de Mercado (Walmart, Bj´s, etc…) – 1 ponto;
  • Passaporte com Visto B1/B2 dentro da permanência, é bom levar o I94 atualizado junto – 3 pontos;
  • Social Security – 2 pontos. *Se você não é elegível a ter um Social Security, você precisa ir no prédio do Social Security e pedir uma carta de inelegibilidade, Denial Notice emitido com menos de 30 dias. Essa carta não vale pontos, mas é exigida.

Green Light Law

Agora com as mudanças por causa da lei Green Light Law que passou a valer no dia 16 de dezembro de 2019, também irão aceitar:

  • Passaporte estrangeiro válido (dentro da validade);
  • Carteira de Matrícula Consular (CMC) válida;
  • CNH brasileira (se tiver expirada, tem que ser no máximo 2 anos);
  • Permanent Resident Card (o famoso Green card, se ele tiver expirado, tem que ser no máximo 2 anos);
  • Employment Authorization Card (se tiver expirado, tem que ser no máximo 2 anos);
  • Border Crossing Card (cartão de quem cruza a fronteira);
  • U.S. Municipal ID Card (quem mora em NY pode tirar esse ID);
  • Certidão de nascimento, casamento ou de divórcio estrangeira.

Portanto, é necessário estar presente na lista de documentos um comprovante de nascimento, um comprovante de residência de NY e uma prova adicional de nome (algum documento que tenha seu nome):

  • Comprovante de Nascimento – pode ser Consular ID (4 pontos), CNH brasileira (se tiver expirada, tem que ser no máximo 2 anos, vale 4 pontos) ou Passaporte (4 pontos);
  • Comprovante de Residência de NY (emitido dentro de um ano) – pode ser Bank Statement/Extrato Bancário (1 ponto), Extrato de Cartão de Crédito (0 pontos), Contrato de Aluguel (0 pontos) ou conta de utilitários, que é conta de telefone, gás, luz, internet ou cable (1 ponto);
  • Prova Adicional de Nome – pode ser Cartão de Crédito válido, eles aceitam American Express, Discover Mastercard e Visa (1 ponto) ou Cartão de Debito, desde que contenham seu nome, ou histórico escolar (1 ponto).

2º) Triagem:

Com esses documentos em mãos, vá até o DMV e preencha todos os dados do formulário, que você pega na triagem. Você será direcionado ao guichê e será feita a conferência dos pontos. Se os documentos estiverem corretos você já pode fazer a prova escrita de imediato. Obs: confira todos os seus dados antes de fazer a aplicação, se seu nome tiver alguma abreviatura em qualquer documento, este pode não ser aceito.

3º) Prova Teórica:

A prova teórica é composta por 20 questões de múltipla escolha em inglês ou espanhol. É preciso acertar no mínimo 14 questões para ser aprovado. Para facilitar sua aprovação, estude bem antes, pois as leis de trânsito nos Estados Unidos são diferentes do Brasil e cada Estado tem suas leis. Por isso estude as leis do Estado de NY. Existem vários aplicativos para Android e Iphone gratuitos que você usar para estudar e simular a prova escrita. Você também pode estudar através desse manual:

DOWNLOAD – MANUAL DRIVER LICENSE EM NOVA YORK

Ao final da prova você receberá o resultado, sendo aprovado, você pagará uma taxa no valor de $75 dólares e recebe a “ Learner Permit” (permissão para aprendiz). Que te dá o direito de dirigir até as 9h da noite, porém, sempre com alguém habilitado ao lado. Caso você seja reprovado, pode tentar refazer a prova no mesmo dia, se houver vaga, e não precisa pagar novamente.

4º) Curso Pre-License:

Trata-se de um curso teórico, em uma sala de aula, com duração de, aproximadamente, 5 horas. No curso são passados diversos tipos de vídeos de acidentes de carro, leis locais e como ser mais prudente no trânsito.

Para fazer este curso você deverá procurar uma Driving School (Auto Escola) e custa em média $70, dependendo da escola que escolher. Este curso é obrigatório e ao final dele recebe-se um certificado.

5º) Teste prático:

Assim que você pegar o certificado já pode agendar seu teste prático pelo site: https://dmv.ny.gov/schedule-road-test. Você deverá ir até o local indicado com uma pessoa habilitada, no horário marcado, e um carro com registration, sticker e seguro em dia, pois o teste será efetuado neste carro.

Diferentemente do Brasil que disponibiliza o carro para o teste. Não há um roteiro pré-estabelecido, o Avaliador decide na hora pra onde você vai, assim como também decide o que vai pedir para você fazer.

O trajeto dura cerca de 10 minutos. Sendo aprovado, sua Drive License chegará na sua residência em poucos dias.

Lembrando que a Drive License tem validade em território Nacional.


COMO TIRAR DRIVER LICENSE NA FLÓRIDA
COMO TIRAR DRIVER LICENSE NA CALIFÓRNIA


Perguntas Frequentes:

Imigrante indocumentado pode tirar Driver License em Nova York? – Sim! A lei Green Light foi aprovada e desde 16 de dezembro de 2019, qualquer imigrante pode tirar sua Driver License.

Quais documentos são necessários para tirar Driver License em NY? – Deve estar presente na lista de documentos um comprovante de nascimento, um comprovante de residência de NY e uma prova adicional de nome, cada documento dentro dessas categorias vale diferentes pontos e todos precisam somar 6.

Posso dirigir com a minha carteira de habilitação do Brasil? – Sim, mas somente durante o período de permanência do seu Visto de Turismo.

Posso tirar Driver License em Nova York com endereço de New Jersey? – Não, somente com endereço de Nova York.

Veja Também:

 

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar