VIDA NA AMERICA

Dicas para alugar um apartamento em Nova York

Não é fácil achar um apartamento em New York. Talvez alguns até digam que New York é uma cidade grande, então a oferta também seria. Sim e não. A oferta é grande mas a procura também é! São MILHÕES de pessoas procurando por um apartamento bom de preço justo, aliás, nem podemos dizer justo porque New York é uma cidade cara. Se você estiver pensando em se mudar para New York ou estiver procurando por um imóvel para trocar de residência em New York, você precisa saber dessas dicas e de como as coisas funcionam. Sabendo disso, você evita muita dor de cabeça e muita frustração.

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

Para encontrar um imóvel em New York não tem como evitar pesquisar. Nessa cidade não existe isso de perguntar para um amigo se ele sabe de algum lugar que está para alugar. Em New York é difícil as pessoas conhecerem donos de imóveis e quem conhece, é difícil querer alugar por “baixo dos panos” sem lidar com imobiliária. É necessário sim lidar com imobiliária e com corretor imobiliário. Ou seja, tem que fazer muita pesquisa.

Geralmente as pessoas na hora de procurar um lugar para morar colocam várias exigências na procura como número de quartos, localização, elevador, laundry, porteiro… Mas saiba que quanto mais exigências tiver nessa lista, menores são as chances de encontrar alguma coisa.

E se você encontrar algum apartamento excelente que seja muito bom para ser verdade, é porque provavelmente não é verdadeiramente bom. Antes de fechar negócio em um lugar desses, pesquise! O local pode ter histórico de roubo, assassinato, uso de drogas, pessoas fazendo xixi na escada, fumando nos locais fechados…

Outra coisa, todas as fotos são tiradas para chamar a atenção de quem vai locar. DESCONFIE de fotografias esticadas, do ângulo, de detalhes que não importam. Geralmente essas fotos assim mostram que o imóvel não é tudo aquilo que parece ser.

Quando você entra em contato com um corretor para ver um apartamento, o corretor vai anotar suas necessidades e o que você procura e vai te mostrar as opções que ele tem disponíveis.

Broker Fee

Antes de alugar um apartamento em New York você precisa saber que existe uma coisa chamada broker fee. Broker fee é a comissão que o agente imobiliário recebe por alugar o apartamento. Na maioria das cidades americanas, quem paga isso é o dono do prédio/imóvel. Mas em New York, Boston e algumas cidades da costa oeste quem paga essa conta é o inquilino. A Broker fee pode ser de até 15% do valor anual do contrato. O que é muita grana! Ou pode ser um mês de aluguel, que é mais acessível. Não tem muito como fugir da broker fee.

Quando você busca alguma coisa online, tem como buscar por um lugar que não tenha broker fee. Mas como dito acima, quanto mais coisas você colocar nos seus filtros, mais difícil vai ser de achar.

Uma maneira de fugir da broker fee é procurar por pessoas que querem sair do apartamento antes de finalizar o contrato, assim você assume o restante do contrato e não precisa pagar a taxa da imobiliária.

Decisões rápidas

Você também precisa ter em mente que não dá para ver um apartamento e pensar se vai alugar ou não, deixando para dar a resposta para o corretor no dia seguinte. No dia seguinte, provavelmente, esse apartamento já vai ter sido alugado. Então já deixe a documentação no jeito para não perder um apartamento legal por uma bobeira sua.

Localização do apartamento

Em New York, localização é tudo. Muita gente diz que Manhattan é muito caro, mas isso depende do local de Manhattan. Quanto mais pro sul da ilha você for procurar, mais caro serão os alugueis e menores os apartamentos são. Lá pelos bairros do norte como Harlem, Washington Heights, Inwood que são bem lá no topo, os apartamentos são mais baratos. Excluindo esses bairros, Upper East Side seria outro lugar mais barato na ilha por causa das estações de metrô. Quanto mais perto um apartamento estiver de uma linha de metrô, mais caro ele vai ser. O Upper West Side, por exemplo, é mais caro que o Upper East Side. Porque no West tem mais metrôs. Tem áreas do Brooklyn, como Williamsburg, por exemplo, que são muito valorizadas.

Quanto mais longe de Manhattan você for, mais barato vai ser seu aluguel. Tem gente por exemplo que prefere morar em New Jersey, que é o estado colado com New York, única coisa que separa é um rio.

Credit Score

O Credit Score é sua reputação como bom pagador, é um número que diz o quão confiável você é para fazer negócios. O Credit Score é construído, você começa com ele lá embaixo e vai trabalhando em cima da construção do crédito até que ele suba o suficiente para as empresas confiarem mais em você.

A maneira mais fácil de construir o crédito é com um cartão de crédito. Você compra as coisas no cartão e paga em dia e o valor total. Quando mais contas você paga em dia, sem atrasar e paga o valor total, mais vai melhorando o seu crédito.

O Credit Score é uma das coisas que eles vão avaliar quando você vai alugar um apartamento. Por isso é tão difícil quando você é um recém chegado e não tem Credit Score, porque é sua reputação em um número.

Exigências e requisitos

Para alugar um apartamento você precisa preencher um formulário (application), vai pagar uma taxa de $50 a $150 dólares por isso, dependendo do lugar que você quer alugar e depois você vai dar várias informações sobre seu emprego, último emprego, quanto você ganha, onde você mora, quanto você tem na conta bancária, seu social security… todo esse tipo de coisa.

Alguns apartamentos exigem que a sua renda anual seja equivalente a 40 vezes o valor do aluguel. E eles podem dizer “não” para você numa boa, porque no dia seguinte terá outra pessoa interessada em alugar o apartamento também e vai atender os requisitos que eles querem.

Caso você se encaixe nos requisitos, eles podem pedir um depósito de segurança no valor do aluguel (como o caução do Brasil) que quando terminar o contrato você pega de volta. Caso você não se encaixe e não tenha crédito, eles podem pedir um ano de aluguel adiantado. Por isso, ao se mudar para New York, é importante ter uma boa reserva financeira.

E quem não tem social security?

Se você for um estudante, ou não tem social security, ou não tem como comprovar renda, etc… Aí você pode apelar para um fiador, nos EUA eles se chamam “guarantor” (mas não são todos os prédios e apartamentos que aceitam guarantor). Essa pessoa vai comprovar todas as exigências para você. Então se você não pagar seu aluguel, essa pessoa pagará para você. Mas no Brasil já é bem difícil encontrar um fiador, imagina nos EUA, ainda mais para um recém chegado. Essa pessoa precisa ser americana e as vezes eles pedem que essa pessoa more em NY, ou CT ou NJ (na região ali).

Diminua suas exigências

Você tem que aprender a abaixar suas expectativas ao procurar um apartamento em New York. Geralmente as pessoas tem um orçamento limitado e procuram por um lar, um apartamento com um número ideal de quartos, com lavanderia, elevador, na região tal por até tanto. Talvez você não encontre, sempre alguma exigência fica de fora. Você acha um apartamento na localização que quer, mas ele não tem o número de quartos desejados. Outra hora você encontra o número de quartos na localização perfeita, mas não tem lavanderia. Então você sempre tem que abrir mão de alguma coisa.

Abaixe suas expectativas, isso ajuda você a não ficar tão frustrado, porque o processo pode ser sim muito frustrante. Ou seja, se você encontrar AQUELE apartamento dos sonhos que cumpre com todas as suas exigências, pesquise o histórico do local bem rápido e não deixe escapar. Porque provavelmente outra pessoa também já deve tê-lo visto. Boa sorte!

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo