TURISMO

Brooklyn Bridge – A Ponte do Brooklyn em Nova York

A Ponte do Brooklyn é um dos cartões postais de Nova York e um símbolo histórico da cidade. Cruza o East River, fazendo a conexão entre os distritos (boroughs) de Manhattan e o Brooklyn. A Brooklyn Bridge é definitivamente incrível e acabou se tornando uma das pontes mais famosas do mundo. Aliás, não é a toa que se tornou também cenário de diversos filmes, como Os Embalos de Sábado à Noite, Godzilla, Manhattan e Impacto Profundo, entre outros.

História

A enorme obra arquitetônica do século XIX foi projetada por John Roebling e inaugurada oficialmente no dia 24 de maio de 1883. Foi a primeira ponte suspensa de aço do mundo. John acabou morrendo em decorrência de um acidente durante a construção da ponte e não chegou a vê-la concluída. Seu filho, Washington Roebling assumiu a obra após a morte de John, no entanto, também acabou sofrendo um acidente, o que o impossibilitou de coordenar a construção.

Apesar das dificuldades, Washington continuou acompanhando a obra de seu apartamento, utilizando um telescópio. Além disso, sua esposa Emily Warren Roebling ajudou com a comunicação entre ele e os construtores civis. Emily foi a primeira pessoa a atravessar a Ponte do Brooklyn, seguida por 1.800 veículos e 150.300 pedestres no mesmo dia.

A obra de construção da Ponte do Brooklyn custou US$19 milhões e atualmente, uma média de 120.000 carros, 4.000 pedestres e 2.600 ciclistas atravessam a Brooklyn Bridge todos os dias.

A Ponte do Brooklyn como atração turística

Com o passar dos anos a Ponte do Brooklyn foi evoluindo até se tornar uma grande atração turística de Nova York. Diariamente, inúmeros turistas atravessam a Brooklyn Bridge em busca de belas fotos e uma vista de tirar o fôlego. Ao cruzar a Ponte a noite, é possível visualizar uma das imagens que mais descrevem Nova York, a dos enormes edifícios de Manhattan iluminados.

Travessia da Ponte do Brooklyn

A travessia a pé da Brooklyn Bridge se estende por 2 km e dura de 30 a 40 minutos. Além disso, o mais indicado é fazer o trajeto no período da manhã, quando o sol reflete no Skyline de Manhattan. Além disso, é possível também alugar uma bicicleta para atravessar pedalando, isso torna o caminho mais rápido e faz você se sentir como um típico morador da metrópole.

Ao longo de toda a estrutura há diversas áreas de descanso, ideal para parar e tirar lindas fotos. Ademais, ao entrar no local, é necessário prestar atenção na marcação que existe no chão, separando a faixa de ciclistas e de pedestres. Os ciclistas costumam passar com velocidade e não é incomum acontecerem acidentes.

Melhor forma de visitar a Brooklyn Bridge

A grande maioria dos turistas prefere começar o passeio no Brooklyn e então seguir em direção a Manhattan. Assim é possível ver os belos arranha-céus que surgem deixando a paisagem ainda mais deslumbrante. Além disso, outra vantagem é que a ponte é levemente inclinada nesse sentido, deixando o trajeto um pouco mais rápido.

Para ir ou voltar do passeio e observar o horizonte de Nova York, é possível também usar o East River Ferry que passa pelo rio de mesmo nome e possibilita uma vista de outro ângulo da Ponte do Brooklyn. Existem ainda alguns tours guiados que passam na Brooklyn Bridge e em outros pontos turísticos da cidade, portanto vale a pena pesquisar caso você queira aproveitar para conhecer outros lugares de Nova York.

Brooklyn Bridge Park

O Brooklyn Bridge Park fica localizado logo abaixo da Ponte, à beira da água do East River. Com 34 hectares, é muito conhecido por seus belos jardins, trilhas ao longo do rio e sua vista incrível para Manhattan. O local é dividido em seções diferentes, todas com suas particularidades e seu charme: Pier 1, Pier 2, Pier 3, Pier 3 Greenway Terrace, Pier 4 Beach, Pier 5, Pier 6, John Street, Main Street, Empire Fulton Ferry, Fulton Ferry Landing, Greenway e Gardens.

Milhares de pessoas visitam o parque para praticar esportes, andar de bicicleta, andar de barco a remo, pescar ou apenas relaxar enquanto lê um livro ou toma um sorvete sentado no gramado. Além disso, há diversos parquinhos para as crianças no Brooklyn Bridge Park, incluindo um lindo carrossel antigo: o Jane’s Carousel. Aproveite para tirar belas fotos e admirar a paisagem incrível que o lugar oferece.

Curiosidades

Como toda grande e famosa atração turística, a Ponte do Brooklyn reserva diversas curiosidades e fatos importantes que cercam a sua história. Veja algumas:

  • Pouco tempo depois que a Ponte foi inaugurada, 12 pessoas morreram esmagadas por uma avalanche humana. O fato aconteceu durante a comemoração do Memorial Day, enquanto 20 mil pessoas circulavam no local. Rumores de que a ponte estava caindo causou um enorme tumulto e o desespero para evacuar o local ocasionou na tragédia.
  • Muitas pessoas já tentaram pular da Ponte do Brooklyn, seja por apostas realizadas ou pela tentativa de conseguir algo considerado impossível. A primeira pessoa que pulou e sobreviveu se chama Clara McArthur, no ano de 1895.
  • Foram necessários 600 operários para transformar as 6.740 toneladas de material na icônica Ponte do Brooklyn. O suporte da ponte é composto por quatro cabos, cada um com 1.090 metros de comprimento, 40 cm de espessura e 21.000 fios individuais.
  • Durante a construção da Ponte do Brooklyn, pelo menos 20 pessoas morreram. Alguns trabalhadores caíram da estrutura ou foram atingidos por destroços. Outros adoeceram diante da doença da descompressão.
  • A inauguração da Brooklyn Bridge aconteceu sob uma grande festa, que contou com a presença de políticos, incluindo o presidente, banda de música, tiro de canhão e fogos de artificio.
  • Quando a ponte abriu para receber o público, era cobrado o valor de 1 centavo para pedestres atravessa-la, 5 centavos para pessoas com cavalo e 10 centavos para carroças. Em 1911, grupos cívicos pressionaram as autoridades, e então o pedágio foi revogado. Atualmente não é cobrado nenhum valor.

Como chegar à Ponte do Brooklyn

Há cinco estações de metrô próximas a Ponte do Brooklyn. No entanto, a mais comum são a Estação Brooklyn Bridge – City Hall (linhas 4, 5 e 6) e a Estação Chambers St. (linhas 1, 2, 3, A, C e J). Basta pegar uma linha até a estação City Hall (linha verde, trens 4, 5 ou 6) que fica a esquerda da Brooklyn Bridge.

As estações City Hall (linhas N e R), Park Place (linhas 2 e 3) e a Fulton Street (linhas 2 e 3) também ficam próximas ao inicio da ponte. A estação de metrô mais prática é a High Street – Brooklyn Bridge (linhas A e C).

VEJA TAMBÉM:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo