VIDA NA AMÉRICA

O que é o Social Security Number

O Social Security Number (SSN) é como se fosse um CPF americano. Ele tem nove dígitos e vai ser para a sua vida inteira. Esse documento serve para que você pague impostos para o governo. O governo te identifica como um empregado, ou seja, que trabalha em alguma coisa e recebe por isso, através do Social Security. Ele não serve como uma carteira de identidade, já que não tem nem fotos e nem digitais. Ele serve apenas para que o governo te encontre, te identifique como um trabalhador.

Esse número é para a sua vida inteira. Supondo que você ganhou um SSN estando nos EUA com um visto, depois voltou ao seu país de origem, aí passado um tempo você ganha outro contrato de trabalho e volta aos EUA, o SSN vai ser sempre o mesmo. Ele nunca vai mudar de numeração. Ele é como se fosse realmente um CPF. É seu.

E com isso, vai um aviso! Tem quem empreste o próprio SSN para outras pessoas. Isso é crime! Caso você tenha o Social Security e tem um amigo que não tem permissão para trabalhar nos EUA, e você empresta o seu número para ele para que ele possa trabalhar, e ele for denunciado, se fizerem uma investigação e verem que ele não é a pessoa do SSN, ele vai responder por falsidade ideológica. E você que emprestou, vai pagar uma multa e coletar muitos problemas.

Quem tem direito ao Social Security Number?

Cidadãos americanos sempre vão ter um SSN. Tanto faz se esse cidadão nasceu nos EUA ou se foi naturalizado americano. Residentes permanentes (aqueles que possuem green card, tanto faz se for por casamento, trabalho ou investimento) também têm direito ao SSN. E pessoas que entram nos Estados Unidos com vistos específicos também, com alguns certos tipos de visto.

Pessoas que tem um visto de investimento, como por exemplo o E2 ou L1 também terão direito ao SSN. Pessoas que têm visto de estudante (com algumas particularidades) também! Vamos explicar.

Social Security com visto de estudante

Pessoas que vão aos EUA com visto de estudante para estudar inglês, por exemplo, tem direito ao SSN. Desde que, essa pessoa esteja trabalhando na escola de inglês que ela está estudando! Ou na universidade que ela estuda inglês. Se ela tiver trabalhando na escola de inglês, ela vai sim ter direito ao Social Security.

Opa! Escola de inglês contrata seus estudantes? Sim. Algumas escolas contratam seus estudantes para trabalhar e você ganha um Social Security Number. Mas, o SSN vai estar linkado à escola em que você está estudando/trabalhando. Então, você só vai ter direito de usar ele para trabalhar naquela escola.

Pessoas que tem visto de estudante e vai para fazer qualificação profissional (MBA, Associate degree, mestrado, doutorado) são pessoas que tem direito ao programa OPT ou CPT (programas que você pratica o que está estudando). Em muitos programas você já ganha a permissão part-time que é o CPT. Então com o CPT você já tem direito a um SSN também.

Caso não tenha um CPT, apenas um OPT, no fim do curso você também terá direito a um SSN, porque você tem direito a praticar por um ano o que você estudou. Tem cursos que oferecem as duas coisas, OPT e CPT. Enfim, tem alguns cursos que te permitem tanto trabalho part-time quanto trabalho full-time. CPT = part-time, OPT = full-time. Então quem tem cursos que tem esse tipo de programa, também tem direito a tirar um Social Security Number. Mesma coisa val para quem vai fazer mestrado ou doutorado, quem está ganhando a permissão de estagiário no que está estudando pode sim tirar um Social Security Number nos EUA. 

Social Security com visto J1

Quem está com visto J1, por exemplo, também tem direito a um Social Security Number. Visto J1 engloba Au Pair, quem vai trabalhar em escolas como professor, para quem vai trabalhar  com o J1 em estação de ski (que é em comum), quem vai trabalhar como estagiário ou trainee, também ganha um Social Security Number.

Social Security com visto de trabalho

Pessoas que estão com visto de trabalho (todos eles) como H1B, H2B, H2A, todos os vistos de trabalho possíveis também dão direito ao Social Security Number. Pessoas com Visto M1, para trabalhar e estudar, também tem direito ao documento. Visto H3 (estagiário) também pode ter o SSN. Visto religioso R1 também!

Ou seja, há uma lista de vistos que te permitem ter o Social Security, para quem não é cidadão ou residente.

Visto de turismo dá direito ao Social Security?

Não. O visto de turismo é para que você passeie, não trabalhe. Só dá permissão de trabalho e consequentemente o SSN os vistos que te permitem trabalhar. O que não é o caso do visto de turismo. Turista não trabalha.

Posso usar esse mesmo SSN para outros trabalhos?

Supondo que você tenha o seu visto de estudante, trabalhe na escola em que estuda, têm o seu Social Security tudo certinho. É permitido usar o seu SSN em outro trabalho? Não! O seu SSN é linkado na empresa que está te contratando. Quem te contratou foi a sua escola de inglês, então você tem permissão da imigração para trabalhar naquela escola de inglês. Caso use-o para trabalhar em outra coisa, estará violando a permissão que lhe está sendo concedida.

Caso seja investigado que no seu Social Security está entrando vários tipos de rendimentos que não é o rendimento no qual você está sendo contratado para ter o SSN, isso pode te prejudicar muito. Caso trabalhe com o seu SSN em outro trabalho que não tenha permissão, poderá ter o seu visto cancelado.

Isso só muda caso você receba uma nova permissão. Exemplo: você ganhou seu SSN na escola de inglês, trabalhou na escola e terminou o curso e foi para um curso de qualificação profissional. Aí você ganhou essa permissão de trabalho para poder buscar empresas na área que você estudou. Quando você for aplicar para essas empresas, usará o mesmo número de Social Security. Mas você estará ganhando uma nova permissão de trabalho porque o curso de qualificação profissional te dá essa nova permissão de trabalho.

Ter um Social Security não te dá o direito de trabalhar em qualquer coisa. A não ser quem é cidadão ou residente permanente, esses casos são diferentes. Mas se você não é cidadão ou residente, não é só porque você tem um SSN que pode trabalhar em tudo. O seu SSN sempre vai estar linkado à atividade que está fazendo naquele momento. A imigração te dá permissão de trabalho para aquela atividade específica, não uma permissão para tudo.

Você consegue!

Há várias opções sim de você conseguir o Social Security nos Estados Unidos! Lembre-se, para chegar ao seu objetivo final, sempre irá começar embaixo. Para chegar no topo, o importante é não desistir no meio do caminho. Muitas pessoas podem te dizer que você não consegue, não dê ouvidos! Mantenha o foco e vá adiante com o seu objetivo. Tudo em que colocamos foco, acontece. Se o seu objetivo é ir para os EUA, abrir uma empresa e empreender, ser um empresário nos EUA, faça! Se a sua intenção é ir para os EUA e se qualificar profissionalmente para entrar em uma empresa americana, ter o seu visto de trabalho, faça! Estude e se qualifique para isso. O importante é saber que você tem opções e consegue chegar até o seu objetivo final.

E lembre-se: guarde seu SSN em segurança. Nunca mostre ele a alguém que não seja de confiança, que não seja a empresa que irá te contratar. É muito importante que ele esteja em casa, guardado com outros documentos importantes. Caso caia em mãos erradas, quem achá-lo pode se passar por você e te trazer problemas.


Veja Também:

Etiquetas
Fechar