VIDA NA AMÉRICA

O que é ITIN Number/Tax ID, quais os benefícios e quem pode tirar esse documento

O ITIN Number, também chamado de Tax ID, facilita muito a vida do imigrante até que ele consiga se estabelecer nos Estados Unidos, seja via Green Card ou via Cidadania Americana. O ITIN Number é como se fosse um Social Security para quem não tem a capacidade jurídica de aplicar para um SSN, para quem não preenche nenhum dos requisitos legais para exercer trabalho remunerado. Esse número serve para pagar impostos e construir um crédito, o seu credit score. Seu crédito acaba sendo vinculado ao ITIN Number, e com isso, você constrói um crédito nos Estados Unidos. Explicamos mais sobre o Crédito nos EUA aqui.

A partir do momento que a pessoa adquire o seu ITIN Number/Tax ID ela passa a “existir” nos EUA, já que ela já tem um documento e as autoridades federais conseguem saber os passos dela. Já que, com o ITIN Number, os impostos começam a ser pagos e aquele indivíduo, para estar pagando imposto, ele está vivendo nos EUA.

O que infelizmente muitas pessoas não sabem, é que os imigrantes sofrem algum tipo de discriminação quando tentam comprar um carro, ou quando tentam abrir uma conta no banco ou quando precisam fazer um cartão de seguro. Ou seja, o crédito, a pessoa só vai passar a ter depois que tirar o ITIN Number. É a partir daí que essa pessoa passa a existir nos Estados Unidos, não como Cidadão ainda, mas como uma pessoa, presente ali.

Depois que se tem o ITIN Number, é obrigatório pagar imposto. Caso não tenha rendimentos, precisa declarar mesmo assim. Caso não o faça, será multado e poderá gerar futuras complicações quando for aplicar para um green card, por exemplo. O ITIN Number é o mínimo que a pessoa precisa para começar a construir uma vida nos Estados Unidos.

Benefícios do ITIN Number/Tax ID

A maioria dos bancos (não todos) existem que a pessoa tenha o Social Security ou o ITIN Number na hora de abrir conta. Ele também é pedido em financiamentos de carros e imóveis. Para abrir uma empresa, o ITIN Number/Tax ID também deve estar presente. No caso de abertura de empresas, há vários outros documentos necessários. Um contador poderá te ajudar.

Embora você pague impostos e o governo não implique com essa movimentação de renda, o ITIN Number não te dá o direito de trabalhar nos EUA. Esse número as vezes pode substituir o Social Security, mas não te dá permissão de trabalho. Trabalhando legalmente ou ilegalmente, a pessoa deve pagar os impostos em dia. O governo entende que, imigrantes irão trabalhar ilegalmente sempre, já que a imigração é histórica nos EUA. Embora não possam trabalhar, se trabalharem, deverão contribuir nem que for o mínimo nos impostos do país.

Caso tenha uma empresa, pague também os impostos dela corretamente. Sonegar imposto nos EUA é uma das piores coisas a se fazer. Gera multas, gera complicações, atrapalha um pedido de green card, dentre várias outras coisas. Mão não se preocupe! Os impostos dos EUA não são abusivos como acontece no Brasil.

Como tirar o ITIN Number/Tax ID

Para tirar o seu ITIN Number você precisa de:

  • Passaporte
  • Comprovante de residência

Pode ser um passaporte ou uma carteira de motorista válida, ou seja, algum tipo de identificação. No caso dos imigrantes, o passaporte é o mais utilizado. A cópia do passaporte deve ser autentificada no Consulado Brasileiro, fica em torno de US$10.00 dólares pago com Money Order. Além disso, também será necessário o preenchimento de um formulário, chamado W-7 (o contador pode te ajudar). E quando o ITIN for ser tirado, já será feita a primeira declaração de imposto.

Para tirar o ITIN Number ou Tax ID não terá custo nenhum, você não pagará por ele. A não ser os serviços do contador. Ele pode demorar de 8 a 12 semanas para ficar pronto. Então, procure um contador e providencie o seu.

Veja Também:

Etiquetas
Fechar